SUSTENTABILIDADE

Unemat e TNC firmam parceria para implantação de Unidade Demonstrativa Sustentável em Nova Xavantina

Unidade ocupará uma área de 20 hectares na Área Experimental do Câmpus

Por Nataniel Zanferrari
08/03/2024

(Foto: Divulgação)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC) firmaram parceria para a implantação de uma Unidade Demonstrativa Sustentável (UDS) no Câmpus Universitário de Nova Xavantina. O projeto de implantação da UDS ocupará 20 hectares na Área Experimental.

O encontro entre representantes da TNC Brasil e professores pesquisadores da Unemat foi realizado na semana passada, com uma visita à área da UDS, além de roda de conversa e reunião com os professores Anibal de Moraes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Fernando Higino de Lima e Silva, do Instituto Federal Goiano (IFGoiano); Paulo César de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). e Thales Baggio Portugal, da Consultoria de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (Consipa).

A reunião contou com debate, problematização, proposições e possíveis arranjos para a UDS, como onde serão desenvolvidos sistemas de produção agropecuária regenerativos em substituição às pastagens degradadas ou subutilizadas, responsáveis por alta emissão de carbono, para futura demonstração de abordagens produtivas e de restauração que otimizem o uso da terra, enquanto promovem a conservação do solo e dos recursos naturais.


The Nature Conservancy

The Nature Conservancy é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que atua na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, para conservar plantas, animais e comunidades naturais que representam a diversidade da vida na Terra, protegendo espaços que necessitamos para sobreviver.

A TNC foi fundada em 1951 e tem cerca de quatro mil funcionários trabalhando em 400 escritórios em 35 países ao redor do mundo.


Implantação

Além do coordenador do projeto, professor Joaquim Manoel da Silva, o projeto contará com mais nove professores pesquisadores da Unemat: Ana Heloisa Maia, Beatriz Schwantes Marimon, Ben Hur Marimon, Luciane Cristina Roswalka, Manoel Euzébio de Souza, Renata Rossi Del Carratore, Rodrigo de Goés Esperon Reis, Silvio Yoshiharu Ushiwata e Vandoir Holtz.

A coordenação do projeto por parte da TNC fica a cargo de Raimunda de Mello e ainda conta com os profissionais Bianca Blay, Camila Islas, Fábio Peixoto, José Nicola da Costa e Thiago Saconi, totalizando 16 pessoas de ambas as instituições diretamente envolvidas na implantação da UDS.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!