Unemat lidera ranking com melhor Custo do Quilômetro Rodado entre órgãos estaduais
Custo do Quilômetro Rodado é o primeiro indicador de eficiência a ser monitorado pelo sistema CGE Alerta
Por Danielle Tavares, D´Laila Borges
23/04/2025

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ficou em primeiro lugar no ranking que mede a eficiência na gestão da frota locada utilizada em atividades administrativas no âmbito do Poder Executivo estadual.
A partir deste mês, o sistema da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE Alerta) passa a incorporar indicadores de eficiência em sua análise. O primeiro índice implementado é o Custo por Quilômetro Rodado (CQR), que avalia a eficiência financeira na locação de veículos pelas instituições públicas do estado.
A lógica é simples: quanto menor o custo por quilômetro, maior a eficiência da locação. Isso reflete um uso racional de recursos, com veículos apropriados para a real demanda dos órgãos.
De acordo com dados divulgados pela CGE, no período de abril de 2024 a março de 2025, o sistema analisou 1.383 veículos locados. O cálculo do CQR considera, tanto o valor da locação quanto os gastos com combustível. A média apurada foi de R$ 3,90 por quilômetro rodado.
Entre as instituições que se destacaram, a Unemat teve o custo por quilômetro calculado em R$ 1,93, seguida pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (CQR 1,95), Polícia Militar (CQR 2,03), e as secretarias de Infraestrutura (CQR 2,08) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CQR 2,20).

“O desempenho eficiente da Unemat no uso da frota locada mostra que a instituição está comprometida com a economicidade e o bom uso do dinheiro público. É esse tipo de exemplo que queremos estimular com o CGE Alerta: ações que promovem uma administração mais inteligente, transparente e voltada para resultados concretos à sociedade”, destacou o secretário da CGE Paulo Farias.
A reitora Vera Maquêa lembrou que esse é mais um dos indicadores nos quais a Unemat se destaca. No início do mês (02.04), a universidade já havia recebido o Selo Diamante de Ouvidoria e Transparência, do Programa de Integridade do Governo de MT. Nele, a instituição atingiu um índice de 96% de aderência aos requisitos relacionados a critérios de transparência ativa, passiva e ouvidoria.
“Estamos sintonizados com o esforço do Estado em qualificar a gestão dos recursos públicos e garantir uma maior eficiência, compromisso do governador Mauro Mendes e do Vice-governador Pivetta. Pela responsabilidade social e pela transparência, parabenizamos nossos servidores por essa primeira posição, pois cada um contribui para que a Unemat seja um exemplo de gestão otimizada. Com eficiência, podemos investir mais na extensão, na pesquisa, no ensino de graduação e de pós-graduação. Atendendo ainda melhor o povo de Mato Grosso”.
CGE ALERTA
O CGE Alerta é uma ferramenta da Controladoria Geral do Estado que cruza dados de diferentes sistemas para identificar inconsistências na gestão pública e enviar alertas aos gestores com orientações para correção imediata. Desenvolvido pela Unidade de Inteligência da CGE, o sistema adota uma abordagem proativa, reforçando a modernização do controle interno e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos.
Com a inclusão de indicadores de eficiência, o sistema se consolida como uma ferramenta estratégica, não só para a correção de impropriedades, mas também para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados à população.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- 2º JORNADA ADMINISTRATIVA DO CÂMPUS DE NOVA XAVANTINA
- Eleições para a Direção da Faculdade e Coordenação dos Cursos do Câmpus Universitário de Nova Xavantina
- Laboratório de Biodiversidade do Cerrado promove curso de campo para pesquisa científica e manejo de espécies nativas da Mastofauna brasileira
- UNEMAT lamenta falecimento do ex-prefeito de Nova Xavantina
- UNEMAT lamenta falecimento do vice-prefeito de Nova Xavantina
- NOVA XAVANTINA RECEBE CARRETA MT CIÊNCIAS
- Unemat oferta seletivo para cadastro de reserva de professor em Nova Xavantina
- Laboratório de Biodiversidade do Cerrado promove curso de campo para pesquisa científica e manejo de espécies nativas da Mastofauna brasileira