PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Ecologia e Conservação

Linhas de Pesquisa 

Linhas de Pesquisa:
Mestrado Acadêmico
1. Ecologia de Sistemas e Comunidades de Áreas Úmidas:
O enfoque é dado aos processos funcionais e estruturais dos principais ecossistemas aquáticos e de áreas úmidas, especialmente do estado de Mato Grosso. São considerados os aspectos do ambiente físico, envolvendo a estrutura, a dinâmica e a conservação biológica das comunidades aquáticas e dos recursos hídricos do Bioma Cerrado, bem como temas sobre as relações sócio-culturais do homem com ambientes aquáticos e inundáveis.
2. Ecologia de Sistemas e Comunidades Terrestres:
O enfoque é dado aos processos funcionais e estruturais dos principais ecossistemas terrestres, especialmente do estado de Mato Grosso. São considerados os aspectos ambientais, climáticos e edáficos, envolvendo os ciclos biogeoquímicos, a estrutura, a sucessão e a distribuição fitogeográfica das principais fitofisionomias do Bioma Cerrado, a influência da vegetação na qualidade da água, a conservação dos recursos hídricos e estudos de fauna terrestre, bem como temas sobre as relações socioculturais do homem com o meio ambiente.
Doutorado Acadêmico
1. Ecologia e Padrões Biogeográficos:
Compreende os processos ecológicos que atuam no padrão de distribuição das espécies, comunidades e ecossistemas, no espaço geográfico e através do tempo geológico, bem como sobre os processos envolvidos na geração e manutenção do padrão atual de distribuição da biodiversidade, especialmente na região de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia.
2. Conservação da Biodiversidade:
Avaliar e compreender os fatores estruturadores e dinâmicos que caracterizam as espécies, comunidades e ecossistemas para identificar estratégias de conservação, especialmente na condição atual onde a biodiversidade está inserida em paisagens intensamente modificadas e fragmentadas pela ação humana. Avaliar e compreender os mecanismos que promovem uma relação equilibrada entre a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano.

Disciplinas do Mestrado Acadêmico:
Disciplinas: 

Informações sobre créditos, disciplinas, ementas e referências bibliográficas sugeridas.

Créditos:

• Disciplinas obrigatórias: 14

• Disciplinas optativas: 14

• Dissertação: 10

• Total: 38 créditos


Disciplinas Optativas

• ANÁLISE MULTIVARIADA

Ementa : Revisão de conceitos centrais em Análise de Dados. Análise Multivariada: ideias introdutórias. Introdução às análises de similaridade. Análise Aglomerativa: algoritmos (UPGMA, Método de Ward etc.) e coeficientes (Sørensen, Jaccard, Bray Curtis etc.). (PCA, CA, DCA, PCO, NMS). Ordenação direta (CCA, RDA). Ordenação acoplada à Regressão Linear. Teste de Mantel. Testes de grupos: MANOVA, NPMANOVA, MRPP, ANOSIM e Análise Discriminante.

Carga Horária: 60, Créditos: 4 

 

• BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DOS RÉPTEIS

Ementa : Evolução, sistemática, biogeografia, ecologia, comportamento, morfo-fisiologia e conservação dos répteis. Ênfase em grupos neotropicais e do Cerrado. Introdução às técnicas de coleta de dados básicas no campo e em laboratório, compreendendo captura, identificação, marcação, observação do comportamento, dieta, morfometria, reprodução e coleta de amostras de tecidos para análises bioquímicas.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• CICLOS BIOLÓGICOS NO CERRADO

Ementa : A sazonalidade climática no Bioma Cerrado. A dinâmica anual de água nos solos do bioma Cerrado. Relações hídricas entre solos, vegetação e atmosfera no bioma Cerrado. As queimadas e a dinâmica de nutrientes no Bioma Cerrado. Os ciclos vegetativos e reprodutivos das espécies lenhosas e herbáceas no Bioma Cerrado. As relações entre ciclos vegetativos e reprodutivos e a herbivoria no Bioma Cerrado.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• DINÂMICA E RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Ementa : Conceitos e processos ecológicos envolvidos na restauração florestal. Diagnóstico ambiental e identificação de impactos ambientais e sociais. Legislação pertinente ao reflorestamento ciliar e à reabilitação de áreas degradadas. Elaboração e execução de projetos de restauração: diagnóstico dos vetores de distribuição, zoneamento e caracterização ambiental das áreas a serem restauradas, definição das metodologias a serem aplicadas para a restauração das situações atuais. Indicadores de avaliação e monitoramento das áreas restauradas. Custos e benefícios socioeconômicos da restauração florestal.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE CAMPO

Ementa : Práticas de campo intensivas e orientadas. Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo. Análise da estrutura e função de populações e comunidades de ambientes terrestres e áreas úmidas. Práticas de delineamento experimental, coleta e análise de dados,

discussão dos resultados, apresentação oral e redação de relatórios.

Carga Horária: 120, Créditos: 8

 

• ECOLOGIA DE FITOFISIONOMIAS ALAGÁVEIS

Ementa : Conceitos e caracterização de áreas alagáveis. Classificação, inventário e monitoramento de fitofisionomias de áreas úmidas. Ciclo de nutrientes e fluxo de energia. Plano de inundação, ecótonos e paisagens. Importância do Pantanal Matogrossense e do Planície Sedimentar do Bananal no contexto mundial de áreas úmidas: caracterização, políticas públicas, desafios e conservação.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE FLORESTAS TROPICAIS

Ementa : Distribuição, solos e clima de florestas tropicais. Estrutura de comunidade e populações arbóreas. Interações intra e interespecíficas (competição, herbivoria, frugivoria, alelopatia). Dinâmica de clareiras e sucessão em florestas tropicais. Biologia floral e reprodutiva de espécies arbóreas. Fenologia e ciclagem de nutrientes. Ecologia de florestas tropicais raras (monodominantes, deciduais, cerradão, etc.).

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE PEIXES DE ÁGUA DOCE

 Ementa : Diversidade de peixes. Efeitos do ambiente sobre os organismos. Morfologia dos peixes. Métodos de estudos. Padrões migratórios e uso do espaço. Reprodução em peixes. Interações intra e interespecíficas.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE RESERVATÓRIOS

Ementa : Aspectos sociais na implantação de reservatórios. A estrutura física dos reservatórios. Comunidades aquáticas pré e pós-enchimento. Produtividade primária. Utilização integrada. Impactos econômicos, sociais e ambientais.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE SISTEMAS AQUÁTICOS (RIOS E LAGOS)

Ementa : Características dos sistemas lóticos. Adaptações dos organismos aos sistemas lóticos. Produtividade primária. Erosão e deposição. Dinâmica dos cursos d'água. Principais conceitos em ecologia de riachos e rios. As comunidades aquáticas.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DO CERRADO

Ementa : Áreas núcleo e marginais do bioma Cerrado. Expansões e regressões do cerrado e Floresta Tropical Úmida. Flora, fauna e solos do Cerrado. As fitofisionomias do Cerrado e seus gradientes. Hotspots do Bioma Cerrado. Os efeitos do fogo no Cerrado. Atividades antrópicas no Bioma Cerrado. Características e manejo de unidades de conservação do Bioma Cerrado.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DOS INSETOS AQUÁTICOS

Ementa : Estudo teórico e prático dos grupos de insetos com representantes aquáticos não referentes a adaptações e distribuição nos diversos habitats e relação com variáveis ​​ambientais. Estudo das relações tróficas e outras interações. Ciclos de vida e reprodução. Insetos aquáticos como bioindicadores.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE VERTEBRADOS 

Ementa : Os vertebrados do Cerrado: diversidade, distribuição e status de conservação. Técnicas para realização de inventários, monitoramentos e avaliações de impactos em questões animais. Discussão sobre problemas ambientais que afetam os vertebrados e a busca de soluções adequadas.

Carga Horária: 30, Créditos: 2

 

• ECOLOGIA QUANTITATIVA APLICADA À BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO

Ementa : O método científico e o espaço teórico para a estimativa estatística. Bases de estimativa estatística. Intervalos de confiança: aplicação para estimativa de riqueza de espécies e diversidade beta. Introdução à análise multivariada. Os paradigmas básicos da biologia da conservação. Modelos de dinâmica populacional. Modelos de distribuição biogeográfica.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA, ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Ementa : Educação ambiental formal e informal. Administração ambiental e avaliação de risco. Sustentabilidade e contradição social. Conflitos sociais e ambientais. Teoria da regulação e ecologia política. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de Conservação e tradição sem uso de recursos naturais.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA, SISTEMÁTICA E CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS

Ementa : Natureza, estrutura e funcionamento das comunidades de abelhas nativas: estudos de caso. Nidificação e a evolução do parasitismo. Técnicas de estudo. Taxonomia e sistemática das abelhas (Anthophila). Importância ecológica e econômica das abelhas nativas. Histórico da introdução de Apis mellifera L. e dos impactos na biota regional: Pantanal, Cerrado e Amazônia.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOTURISMO

Ementa : Utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Desenvolvimento da atividade turística como potencial de preservação do meio natural e cultural. Turismo e conservação ambiental: estudo e possibilidade, proposta de estudo de caso. Ecoturismo em Unidades de Conservação. A atividade ecoturística como possibilidade de controlar o impacto dos ambientes naturais. O marketing do ecoturismo como desenvolvimento local e regional. O ecoturismo e a educação ambiental.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ESTRATÉGIAS REPRODUTIVAS DE ESPÉCIES VEGETAIS DO CERRADO

Ementa : Estratégias morfológicas (expressão sexual e sistemas sexuais; adaptações morfológicas das sensações, multiplicação vegetativa) e suas relações com os agentes polinizadores e dispersores. Estratégias temporais (fenologia reprodutiva, protandria e protoginia, período de abertura e duração das flores) e suas relações com os polinizadores. Estratégias espaciais (tipos de distribuição espacial) e suas relações com o comportamento dos polinizadores. Sistemas reprodutivos (sistemas de autoincompatibilidade e agamospermia).

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• GENÉTICA E CONSERVAÇÃO

Ementa: Variabilidade genética. Adaptação e seleção natural. Especiação, isolamento geográfico e reprodutivo. Seleção de parentesco e de grupo. O papel dos marcadores genéticos na conservação. Estudo dos polimorfismos, suas bases genéticas e seus significados adaptativos. Genética de Populações.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA QUANTITATIVA E MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DA VEGETAÇÃO

Ementa : Conceitos básicos em ecologia de comunidades vegetais. Métodos e sistema de classificação da vegetação. Perguntas, objetivos e hipóteses em Ecologia da Vegetação. Técnicas de amostragem da vegetação. Parâmetros fitossociológicos. Análise estatística: estatística descritiva e testes básicos de hipóteses. Estimativas de diversidade de espécies. Análise multivariada. Padrões de distribuição espacial e auto brilho espacial.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE PAISAGEM

Ementa : Introdução à ecologia da paisagem: histórico; conceitos básicos; objetivos; escalas e tipos de abordagem. Feições da Paisagem – conceitos de mancha, matriz, corredor e trampolim ecológico. Heterogeneidade da paisagem – causas e consequências - causas naturais e antrópicas. Mosaico da paisagem – influência do arranjo dos elementos numa paisagem). Escala espacial e temporal – o efeito da escala espacial nas análises de paisagem e a variável temporal na paisagem. Manejo da paisagem – o uso dos parâmetros da paisagem para proposição de manejos da paisagem Aspectos da paisagem: Área, Conectividade, Forma das manchas. Estatísticas espaciais da paisagem: entendendo e calculando métricas de composição e de configuração da paisagem. Utilização de softwares e aplicativos. Estudos de caso.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• TÓPICOS ESPECIAIS EM ECOLOGIA

Ementa : A ementa dessa disciplina é flexível e estruturada de acordo com o assunto a ser abordado pelo professor responsável.

Carga Horária: 30, Créditos: 2

 

Disciplinas Obrigatórias

• CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Ementa : Políticas públicas para a conservação, preservação e manejo da biodiversidade. Conceitos ecológicos aplicados à conservação da biodiversidade. Composição, estrutura e funcionamento da biodiversidade em diversos níveis de abordagem. Análise de diversidade genética e suas implicações na caracterização da biodiversidade. Valoração da biodiversidade. Diversidade cultural x diversidade biológica. Estudos de caso de manejo da biodiversidade em Unidades de Conservação de Mato Grosso. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de conservação e tradição sem uso de recursos naturais.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES

Ementa : Distribuição, abundância, crescimento e regulação populacional. Interações populacionais. Coevolução, Modelos de crescimento, competição, predação e metapopulações. Estrutura e dinâmica de comunidades. Interações entre espécies. Padrões espaciais em comunidades. Medidas de biodiversidade. Similaridade/dissimilaridade. Classificação e ordenação de comunidades. Cadeias tróficas. Sucessão ecológica. Comunidades Insulares. Fluxo de energia. Ciclo de nutrientes e mudanças globais. Comunidades como unidades de estudo em ecologia. A taxonomia e a sistemática filogenética: ferramentas para o entendimento da comunidade.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

 

• ESTATÍSTICA APLICADA À ECOLOGIA

Ementa : Estatística descritiva. Noções de distribuição de probabilidade. Análise exploratória de dados biológicos; amostragem e delineamento experimental. Distribuições de frequências. Inferência estatística e testes de hipóteses. Análise de variância. Regressão e brilho. Modelos log-lineares. Análise de covariância. Estatística não-paramétrica.

Carga Horária: 75, Créditos: 5

 

• SEMINÁRIOS AVANÇADOS I

Ementa : Elaboração, apresentação e defesa do Projeto de Mestrado.

Carga Horária: 30, Créditos: 2

Disciplinas do Doutorado Acadêmico:

Disciplinas:

Informações sobre créditos, disciplinas, ementas e referências bibliográficas sugeridas.

Créditos:

• Disciplinas obrigatórias: 23

• Disciplinas optativas: 17

• Dissertação: 20

• Total: 60 créditos

Disciplinas Optativas

1. Análise Multivariada
 
Ementa : Revisão de conceitos centrais em Análise de Dados. Análise Multivariada: ideias introdutórias. Introdução às análises de similaridade. Análise Aglomerativa: algoritmos (UPGMA, Método de Ward etc.) e coeficientes (Sørensen, Jaccard, Bray Curtis etc.). (PCA, CA, DCA, PCO, NMS). Ordenação direta (CCA, RDA). Ordenação acoplada à Regressão Linear. Teste de Mantel. Testes de grupos: MANOVA, NPMANOVA, MRPP, ANOSIM e Análise Discriminante.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
2. Ciclos Biológicos no Cerrado
 
Ementa : A sazonalidade climática e a dinâmica anual de água e nutrientes nos solos do Bioma Cerrado. As queimadas e a dinâmica da vegetação e de nutrientes no cerrado. Ciclos biogeoquímicos em ecossistemas de cerrado típico. Os ciclos vegetativos e reprodutivos das espécies lenhosas e herbáceas no Bioma Cerrado. Relações entre ciclos biológicos e variáveis ​​ambientais no Bioma Cerrado.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
3. Dinâmica e Restauração Florestal
 
Ementa : Conceitos e processos ecológicos envolvidos na restauração florestal. Diagnóstico ambiental e identificação de impactos ambientais e sociais. Legislação pertinente ao reflorestamento e à reabilitação de áreas degradadas. Elaboração e execução de projetos de restauração: diagnóstico de vetores de manipulação, zoneamento e caracterização ambiental de áreas a serem restauradas. Definição de metodologias aplicadas para a restauração das situações. Indicadores de avaliação e monitoramento das áreas restauradas. Custos e benefícios socioeconômicos da restauração florestal.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
4. Ecologia de Campo
 
Ementa : Práticas de campo intensivo e orientado. Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo. Análise da estrutura e função de populações e comunidades de ecossistemas terrestres e áreas úmidas. Práticas de delineamento experimental, coleta e análise de dados, discussão dos resultados, apresentação oral e redação de relatórios.
Carga Horária: 120, Créditos: 8
 
 
5. Ecologia de Florestas Tropicais
 
Ementa : Distribuição, solos e clima de florestas tropicais. Estrutura de comunidades, populações arbóreas e relações de dominância. Dinâmica florestal. Interações intra e interespecíficas (competição, herbivoria, frugivoria, alelopatia). Dinâmica de clareiras e sucessão em florestas tropicais. Fenologia e ciclagem de nutrientes. Ecologia de florestas tropicais raras (monodominantes, deciduais, cerradão, etc.). Ciclos biogeoquímicos e balanço de carbono em florestas tropicais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
6. Ecologia de Peixes de Água Doce
 
Ementa : Diversidade de peixes. Efeitos do ambiente sobre os organismos. Morfologia dos peixes. Métodos de estudos. Padrões migratórios e uso do espaço. Estratégias de história de vida e regulação populacional. Reprodução em peixes. Interações intra e interespecíficas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
7. Ecologia de Reservatórios
 
Ementa : Impactos de barramentos sobre comunidades aquáticas. Modificação das características físico-químicas da água, modificação das assembleias aquáticas, zoneamento em reservatórios, uso de sistemas de transposição de fauna (escada de peixes e associados), impactos de sistemas de reservatórios em cascata. Manejo e conservação de ecossistemas aquáticos continentais com ênfase em recursos pesqueiros.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
8. Ecologia de Sistemas Aquáticos (Rios e Lagos)
 
Ementa : Características dos sistemas lóticos e lênticos. Adaptações dos organismos aos sistemas lóticos e lênticos. Produtividade primária. Erosão e deposição. Dinâmica dos cursos d'água. Principais conceitos em ecologia de riachos e rios. As comunidades aquáticas. Zona ripária: tipologia e funções bióticas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
9. Ecologia do Cerrado
 
Ementa : Áreas nucleares e marginais do Bioma Cerrado. Biogeografia do Bioma Cerrado. Expansões e regressões do Bioma Cerrado. As fitofisionomias do Cerrado e seus gradientes e ecótonos. Flora e fauna do Cerrado. Os Fatores Determinantes do Bioma Cerrado (clima, fogo, solos, relevância). Características e manejo de unidades de conservação do Bioma Cerrado. Atividades antrópicas no Bioma Cerrado.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
10. Ecologia e Conservação de Vertebrados
 
Ementa : Os vertebrados do Cerrado: diversidade, distribuição e status de conservação. Técnicas para realização de inventários, monitoramentos e avaliações de impactos em questões animais. Discussão sobre problemas ambientais que afetam os vertebrados e a busca de soluções adequadas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
11. Ecologia Quantitativa Aplicada à Biologia da Conservação
Ementa : O método científico e o espaço teórico para a estimativa estatística. Bases de estimativa estatística. Intervalos de confiança: aplicação para estimativa de riqueza de espécies e diversidade beta. Introdução à análise multivariada. Os paradigmas básicos da biologia da conservação. Modelos de dinâmica populacional. Modelos de distribuição biogeográfica.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
12. Ecologia, Ética e Educação Ambiental
Ementa : Educação ambiental formal e informal. Administração ambiental e avaliação de risco. Sustentabilidade e contradição social. Conflitos sociais e ambientais. Teoria da regulação e ecologia política. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de Conservação e tradição sem uso de recursos naturais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
13. Ecologia Quantitativa e Métodos de Amostragem da Vegetação
 
Ementa : Conceitos básicos em ecologia de comunidades vegetais. Métodos e sistema de classificação da vegetação. Perguntas, objetivos e hipóteses em Ecologia da Vegetação. Técnicas de amostragem da vegetação. Parâmetros fitossociológicos. Análise estatística: estatística descritiva e testes básicos de hipóteses. Estimativas de diversidade de espécies. Análise multivariada. Padrões de distribuição e autocorrelação espacial.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
14. Ecologia da Paisagem
 
Ementa : Histórico, conceitos e abordagens em estudos de ecologia da paisagem. Definições e conceitos de mancha, matriz, corredor e trampolim ecológico. Causas e consequências da formação de mosaicos naturais e antrópicos na paisagem. Diferentes escalas espaciais e temporais em estudos de paisagem. Manejo de Paisagens. Propriedades da paisagem: Forma e área das manchas, isolamento e conectividade. Métodos estatísticos em análises e cálculos de métricas da paisagem. Uso de aplicativos e softwares em análise da paisagem.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
15. Tópicos Especiais em Ecologia I
 
Ementa : A ementa dessa disciplina é flexível e estruturada de acordo com o assunto a ser abordado pelo professor responsável
Carga Horária: 30, Créditos: 2
 
 
16. Tópicos Especiais em Ecologia II
 
Ementa : A ementa dessa disciplina é flexível e estruturada de acordo com o assunto a ser abordado pelo professor responsável
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
17. Metodologias Aplicadas ao Estudo de Vertebrados
Ementa : Seleção de áreas de estudo (imagens de satélite, visitas de reconhecimento e aspectos importantes da área de estudo para os diferentes grupos de vertebrados). Metodologias empregadas (redes, transectos, pitfall, entrevistas e outros). Uso de equipamentos necessários ao registro das espécies. Trâmites burocráticos necessários para captura e coleta de animais. Técnicas de fixação do material coletado. Análise dos dados e elaboração de artigos científicos.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
18. Avaliação de Impactos Ambientais
 
Ementa : Compreensão do processo produtivo; Economia Ecológica: funções econômicas oriundas dos serviços ecossistêmicos; impactos ambientais: conceito, principais impactos; diagnóstico ambiental para elaboração do EIA-RIMA; mensuração de impactos ambientais associados às atividades produtivas: tipos de impactos, classificação, intensidade, abrangência e magnitude dos impactos; medidas mitigadoras e compensatórias; determinação de matriz de prioridade e severidade; Política nacional do meio ambiente e seus instrumentos de proteção ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; proteção ambiental prevista na Constituição Federal Brasileira e nas seguintes leis: crimes ambientais, SNUC, código florestal; princípios de direito ambiental; constituições estaduais e leis ambientais municipais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
19. Ecologia de Ecossistemas
 
Ementa : Conceito e histórico de ecossistemas. Diferentes escalas espaciais e temporais em estudo de ecossistemas. Respostas dos ecossistemas aos distúrbios (resistência e resiliência) Dinâmica de ecossistemas. Processos ecossistêmicos (fluxos de energia e matéria). Efeitos da comunidade sobre os processos ecossistêmicos. Balanço de água e energia. Ciclos biogeoquímicos. Mudanças ambientais globais. Manejo e recuperação de ecossistemas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
20. Política Ambiental
 
Ementa : Histórico e avanços da questão ambiental e dos acordos internacionais. Princípios e instrumentos de política ambiental. Análise da política como processo decisório, envolvendo conflitos e negociações políticas em torno de interesses e demandas econômicas, sociais e culturais; políticas públicas e organização político-institucional. Política nacional do meio ambiente e seus instrumentos de proteção ambiental; princípios de direito ambiental; constituições federais, estaduais e leis ambientais. Determinantes da elaboração de políticas ambientais em empresas e em vários níveis governamentais e sua articulação com as tendências, diretrizes e normativas internacionais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
21. Ecologia de Populações e Comunidades
 
Ementa : Distribuição, abundância, regulação das leis. Modelos de crescimento populacional. Ecologia e dinâmica de metapopulações. Estratégias de história de vida. Interações entre populações e espécies. Cadeias tróficas. Natureza e propriedades das comunidades. Padrões espaciais em comunidades e biogeografia de ilhas. Medidas de biodiversidade. Classificação e ordenação de comunidades. Padrões temporários nas comunidades. Sucessão ecológica, estado de equilíbrio de biomassa e balanço de carbono.

Carga Horária: 60, Créditos: 4

Disciplinas Obrigatórias

1. Comunicação científica
 
Ementa : A história da filosofia e da ciência. O pensamento científico e o método hipotético-dedutivo. Formulação de hipóteses. Pesquisa, recuperação de informação bibliográfica e uso de gerenciador de referências. Preparação e redação de artigos, dissertações e teses. Técnicas orais, visuais e escritas de divulgação científica. Coautoria, espúria, plágio, fraude e troca de transações. A ética na divulgação científica.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
2. Conservação da Biodiversidade
 
Ementa : Políticas públicas para a conservação, preservação e manejo da biodiversidade. Conceitos ecológicos aplicados à conservação da biodiversidade. Composição, estrutura e funcionamento da biodiversidade em diversos níveis de abordagem. Análise de diversidade genética e suas implicações na caracterização da biodiversidade. Valoração da biodiversidade. Diversidade cultural x diversidade biológica. Estudos de caso de manejo da biodiversidade em Unidades de Conservação de Mato Grosso. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de conservação e tradição sem uso de recursos naturais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
3. Estatística Aplicada à Ecologia
 
Ementa : Inferência estatística e testes de hipóteses. Análise exploratória de dados biológicos; amostragem e delineamento experimental. Estatística descritiva. Noções de distribuição de probabilidade. Análises de distribuições de frequências. Análises de comparação de médias e testes de significância. Regressão e brilho. Estatística não-paramétrica.
Carga Horária: 75, Créditos: 5
 
 
4. Seminários Avançados II
 
Ementa : Elaboração, apresentação e defesa pública do Projeto de Doutorado
Carga Horária: 30, Créditos: 2
 
 
5. Biogeografia
 
Ementa : Definições, conceitos básicos, padrões e processos históricos. Biogeografia e Conservação. Barreiras Biogeográficas. Biogeografia de ilhas. Padrões de distribuição geográfica das espécies. Efeitos dos fatores ambientais na distribuição dos organismos. Caracterização e manejo dos biomas mundiais e brasileiros. Métodos de pesquisa em Biogeografia.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
6. Pesquisa e Desenho Amostral em Ecologia e Conservação
 
Ementa : Filosofia e métodos estatísticos. Formulação de hipóteses e predições em ecologia e conservação. Teorias e planejamento na coleta de dados ecológicos e para conservação. Interpretação e métodos de coleta de dados.
Carga Horária: 60, Créditos: 4