PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO

CONVÊNIOS

Convênios

Convênios

Desde a sua criação, o programa de pós-graduação em Ecologia e Conservação mantém um acordo de cooperação com o Woods Hole Research Center (WHRC)/Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), no desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre savanização e recuperação de áreas degradadas ao sul da Amazônia. Esta parceria também engloba pesquisas sobre mudanças climáticas e impactos ambientais desencadeados por desmatamento e incêndios florestais. Discentes e docentes do programa desenvolvem estudos na base de pesquisas do IPAM, localizada na Fazenda Tanguro, a 230 km de Nova Xavantina.

O programa sempre manteve uma forte parceria também com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus de Barra do Graças e Cuiabá), com a participação de docentes e discentes em pesquisas relacionadas à vegetação do Parque Estadual da Serra Azul (Projetos SISBIOTA e PPBio Rede ComCerrado). Outro intercâmbio importante foi o previsto na Universidade de Brasília, sendo que desde 2008 a disciplina Ecologia de Campo sempre tem sido ministrada em conjunto com o Programa de Pós-Gradução em Ecologia da UnB, oportunidade na qual os discentes e docentes de ambas as IES sempre trocamos experiências, sendo que vários artigos científicos já foram publicados em conjunto. O programa também mantém, desde 2008, um Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) com a UnB.S.

Desde 2008, o PPG Ecologia e Conservação mantém uma parceria internacional no projeto Tropical Biomes in Transition, coordenado pelo Prof. Jonathan Lloyd (atualmente no Imperial College of London). Nos anos seguintes foram firmadas novas parcerias e convênios com professores e pesquisadores da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Leeds (Prof. Oliver Phillips, Prof. Tim Baker, Prof. Emanuel Gloor e Dr. David Galbraith), do Instituto de Mudança Ambiental da Universidade de Oxford ( Yadvinder Malhi e Dra. Immaculada Oliveras Menor), da University of Exeter College of Life and Environmental Sciences (Dr. Ted R. Feldpausch) e da Wageningen University Environmental Sciences (Holanda) (Prof. Elmar Veenendaal). Atualmente, projetos gerados e coordenados por docentes do programa (Ex: PELD, SISBIOTA e PPBio Rede Biota do Cerrado) também contam com a participação de docentes das referidas universidades estrangeiras. Concomitantemente, projetos coordenados por docentes de universidades estrangeiras contam com a participação de docentes e discentes do PPG Ecologia e Conservação.

 

Convênios Internacionais:

• Biomas Tropicais em Transição

http://www.geog.leeds.ac.uk/groups/trobit

Projeto: Biomas Tropicais em Transição (TROBIT) – Coordenadores: Jon Lloyd (UNIVERSIDADE DE Leeds), Patrikmeir (Universidade de Edimburgo) e Luis Martinelli (USP-CENA)

O projeto conta com a participação de docentes do programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT (Dr. Ben HurMarimon Junior, Dra. Beatriz SchwantesMarimon e Dr. Eddie Lenza de Oliveira), de doutorandos da UnB (Henrique Augusto Mews, Divino Vicente Silvério) e os Mestres Edmar Almeida de Oliveira e Leandro dos Santos Silva.

 

• Rede de Inventário Florestal da Amazônia (RAINFOR)

http://www.geog.leeds.ac.uk/projects/rainfor

Docentes do programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT que participam do projeto: Dra. Beatriz Schwantes Marimon, Dr. Ben Hur Marimon Junior e Dr. Mestres: Claudinei Oliveira dos Santos e Paulo S. Morandi.

 

• O Centro de Pesquisa Woods Hole

http://www.whrc.org

Projeto: Incêndio, uso da terra e savanização de florestas estacionais secas da Amazônia (Coordenadores: Daniel D. Nepstad, Eric Davidson e Michael T. Coe) – Docentes do programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT que integram o projeto: Dr. . Ben Hur Marimon Junior e Dra. Beatriz Schwantes Marimon. Mestre: Claudinei Oliveira dos Santos. Mestrandos: Pábio H. Porto e Oriales Rocha Pereira.Convênios Internacionais: