AGRICULTURA

Unemat lança duas novas cultivares no Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro

Câmpus de Tangará da Serra recebeu pesquisadores de 12 estados na 7ª edição do evento nacional

Por Nataniel Zanferrari
21/05/2024

(Foto: Nataniel Zanferrari)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou duas novas cultivares na manhã desta terça-feira (21): Unemat Esmeralda e Unemat Rubi são cultivares de abacaxi, a sétimo e oitava da Instituição.

Fotos: Dayane Castro

Lançadas durante a 7ª edição do Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, as cultivares já estão registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária. Ambos não possuem espinhos e são resistentes à fusariose, doença causada por fungos e principal mal que afeta a produção de abacaxi.

A planta da Unemat Esmeralda chega a 102 centímetros, produzindo frutos cônicos de polpa branco-creme, chegando a 2,1 quilogramas, com cerca de 21 centímetros de comprimento e 13 de diâmetro.

Já a Unemat Rubi produz plantas de aproximadamente 114 centímetros de altura, que gera frutos cilíndricos de polpa amarela, com cerca de 1,6 quilograma, 20 centímetros de altura e 10 de diâmetro.

Estas são a sétima e oitava cultivares desenvolvidas pela Unemat, que já conta com as cultivares de maracujá Solar e Tereza e de pimenta Implacável, Malagueta Pantaneira, Pavoro e Pedro.


SIMPÓSIO BRASILEIRO

O Câmpus Universitário de Tangará da Serra recebe cerca de 230 pesquisadores de 12 estados na 7ª edição do Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, organizado pelo projeto de pesquisa e extensão MT Horticultura. O evento, que teve início na manhã desta terça-feira (21), prossegue até quinta-feira (23). O evento ocorre pela primeira vez em Mato Grosso. A Unemat Tangará da Serra já recebeu a 8ª edição do Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro em maio de 2023.

“Este evento é de uma importância nacional, trazendo pesquisadores, produtores, técnicos e estudantes de todo o Brasil, onde estaremos discutindo sobre as inovações e as tecnologias para a cultura do abacaxizeiro”, explica o pesquisador e coordenador do evento, Willian Krause.

“Recebermos este evento mostra a consolidação da pesquisa, principalmente na área da fruticultura, colocando a Unemat no cenário nacional, mostrando a representatividade da Universidade no desenvolvimento de novas cultivares”, garante Ariel Lopes Torres, diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Tangará da Serra.

Foto: Nataniel Zanferrari

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, assegura que o projeto MT Horticultura têm trabalhado para que as cultivares da Unemat apresentem ao Estado e ao País mais uma proposta de inovação na área de produção de alimentos. “O projeto é a prova de que a articulação da pesquisa, da extensão, da inovação, da ciência e da tecnologia é fundamental para que possamos levar produtos de excelente qualidade à mesa dos brasileiros e das brasileiras”, disse a reitora.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, lembra que eventos como o Simpósio são de vital importância para a divulgação científica. “É de vital importância para que possamos divulgar os trabalhos científicos que a Universidade desenvolve”, disse Allan. “Mato Grosso é vanguarda na pesquisa de produção agrícola, especialmente na questão hortifrutigranjeira”, afirmou o secretário.

Foto: Nataniel Zanferrari

O superintendente da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Luciano Gomes Ferreira, garante que o lançamento das duas cultivares é um momento histórico para as cadeias produtivas de Mato Grosso, e isso justifica os investimentos na área. 

“Mato Grosso é conhecido como campeão da soja, do milho, do algodão e da pecuária de corte, e a fruticultura vem se desenvolvendo ao longo do tempo, mas não se desenvolve sem a pesquisa. A pesquisa é a base para tudo, todo e qualquer desenvolvimento”, explica Luciano. “Então temos bastante investimento para que a agricultura familiar possa também ser uma referência do Estado de Mato Grosso”, concluiu o secretário.

Também estiveram presentes na mesa de autoridades da abertura do Simpósio o deputado estadual Dr. João; o vice-prefeito de Tangará da Serra, Marcos Scolari; a presidente da Câmara de Vereadores, Elaine Antunes; e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Rios.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!