Unemat lança duas novas cultivares no Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro
Câmpus de Tangará da Serra recebeu pesquisadores de 12 estados na 7ª edição do evento nacional
Por Nataniel Zanferrari
21/05/2024
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou duas novas cultivares na manhã desta terça-feira (21): Unemat Esmeralda e Unemat Rubi são cultivares de abacaxi, a sétimo e oitava da Instituição.
Fotos: Dayane Castro
Lançadas durante a 7ª edição do Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, as cultivares já estão registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária. Ambos não possuem espinhos e são resistentes à fusariose, doença causada por fungos e principal mal que afeta a produção de abacaxi.
A planta da Unemat Esmeralda chega a 102 centímetros, produzindo frutos cônicos de polpa branco-creme, chegando a 2,1 quilogramas, com cerca de 21 centímetros de comprimento e 13 de diâmetro.
Já a Unemat Rubi produz plantas de aproximadamente 114 centímetros de altura, que gera frutos cilíndricos de polpa amarela, com cerca de 1,6 quilograma, 20 centímetros de altura e 10 de diâmetro.
Estas são a sétima e oitava cultivares desenvolvidas pela Unemat, que já conta com as cultivares de maracujá Solar e Tereza e de pimenta Implacável, Malagueta Pantaneira, Pavoro e Pedro.
SIMPÓSIO BRASILEIRO
O Câmpus Universitário de Tangará da Serra recebe cerca de 230 pesquisadores de 12 estados na 7ª edição do Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, organizado pelo projeto de pesquisa e extensão MT Horticultura. O evento, que teve início na manhã desta terça-feira (21), prossegue até quinta-feira (23). O evento ocorre pela primeira vez em Mato Grosso. A Unemat Tangará da Serra já recebeu a 8ª edição do Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro em maio de 2023.
“Este evento é de uma importância nacional, trazendo pesquisadores, produtores, técnicos e estudantes de todo o Brasil, onde estaremos discutindo sobre as inovações e as tecnologias para a cultura do abacaxizeiro”, explica o pesquisador e coordenador do evento, Willian Krause.
“Recebermos este evento mostra a consolidação da pesquisa, principalmente na área da fruticultura, colocando a Unemat no cenário nacional, mostrando a representatividade da Universidade no desenvolvimento de novas cultivares”, garante Ariel Lopes Torres, diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Tangará da Serra.
Foto: Nataniel Zanferrari
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, assegura que o projeto MT Horticultura têm trabalhado para que as cultivares da Unemat apresentem ao Estado e ao País mais uma proposta de inovação na área de produção de alimentos. “O projeto é a prova de que a articulação da pesquisa, da extensão, da inovação, da ciência e da tecnologia é fundamental para que possamos levar produtos de excelente qualidade à mesa dos brasileiros e das brasileiras”, disse a reitora.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, lembra que eventos como o Simpósio são de vital importância para a divulgação científica. “É de vital importância para que possamos divulgar os trabalhos científicos que a Universidade desenvolve”, disse Allan. “Mato Grosso é vanguarda na pesquisa de produção agrícola, especialmente na questão hortifrutigranjeira”, afirmou o secretário.
Foto: Nataniel Zanferrari
O superintendente da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Luciano Gomes Ferreira, garante que o lançamento das duas cultivares é um momento histórico para as cadeias produtivas de Mato Grosso, e isso justifica os investimentos na área.
“Mato Grosso é conhecido como campeão da soja, do milho, do algodão e da pecuária de corte, e a fruticultura vem se desenvolvendo ao longo do tempo, mas não se desenvolve sem a pesquisa. A pesquisa é a base para tudo, todo e qualquer desenvolvimento”, explica Luciano. “Então temos bastante investimento para que a agricultura familiar possa também ser uma referência do Estado de Mato Grosso”, concluiu o secretário.
Também estiveram presentes na mesa de autoridades da abertura do Simpósio o deputado estadual Dr. João; o vice-prefeito de Tangará da Serra, Marcos Scolari; a presidente da Câmara de Vereadores, Elaine Antunes; e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Rios.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- NOVA XAVANTINA RECEBE CARRETA MT CIÊNCIAS
- Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação abre seletivos de bolsa para doutorado-sanduíche no exterior e pós-doutorado
- Unemat oferta 20 vagas para mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação
- Unemat oferta seletivo para cadastro de reserva de professor em Nova Xavantina
- NOTA DE PESAR.
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- XII Semana Científica - Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais
- Suspensão das atividades presenciais no Câmpus de Nova Xavantina.
- NOTA DE PESAR.